BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Keep Going!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Try again. Fail again. Fail better.

Eu to pra escrever esse post desde ontem, mas tava hiper ocupada. Ainda estou, mas acontece que não consigo me focar em uma tarefa só por tempo demais. Então vou escrevendo.
O título do post é uma citação de Samuel Becket. A citação toda é:

"All of old. Nothing else ever. Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better."
 Que se traduz mais ou menos como:
"Tudo de velho. Nada mais, nunca. Sempre tentou. Sempre falhou. Não importa. Tente de novo. Falhe de novo. Falhe melhor."
(Eu acho que essa frase deve ser em primeira pessoa, mas como não tem uma primeira pessoa aí, vou deixar assim mesmo).
 O que me levou à uma série de frases sobre fracasso no wikiquote, entre as quais, uma da J.K. Rowling.
"It is impossible to live without failing at something, unless you live so cautiously that you might as well not have lived at all - in which case, you fail by default."
(É impossível viver sem falhar em algo, a menos que você viva com tanta cautela que você pode muito bem não ter vivido de verdade - caso no qual, você terá falhado por inadimplência.)

A Rowling é minha "idola", e não só pelos livros que escreveu. O talento é inegável (na minha opinião), mas eu a admiro como pessoa. Ela saiu de uma vida de merda (com o perdão da expressão), onde era mãe solteira, sem dinheiro pra nada num apartamentinho cheio de ratos pra uma vida milionária - mas principalmente, feliz. Dia desses vi um documentário sobre ela e mostrava ela fazendo um bolo pro aniversário do filho. O dinheiro é obviamente bem vindo sempre, mas ela é feliz e profissionalmente realizada. Ela não teve sorte. Bom, teve, mas o sucesso dela não é questão de sorte. É questão de talento. E principalmente, de perseverança.
E se ela tivesse desistido no primeiro não?
A saber, ela recebeu um bocado de nãos. Muitas editoras achavam que o livro, apesar de soar infantil, com o contexto do mundo mágico, era pesado demais para crianças, e aí, bobo demais para adultos. Crianças não entenderiam a complexidade dos personagens, e que adulto se interessaria? Sem contar o fato muito citado pelas editoras, então, de que a história se passava em um colégio interno e que isso sucitaria uma discussão sobre o politicamente correto. Eu até hoje não entendo o porque, mas ela ouviu um bocado disso.
Mas ela continuou tentando, levando o manuscrito para editoras, até achar uns coitados de uma editora independente - Bloomsbury - meio desconhecidos e não muito endinheirados, que aceitaram publicar o livro dela. O resto todo mundo sabe - aquele boom mundial que transformou a Bloomsbury numa das maiores editoras de que se ouviu falar e a Rowling na mulher mais rica da Grã-Bretanha (mais rica do que a rainha).
Pq eu to dizendo tudo isso? Pq ela tentou. Ela foi atrás do que acreditava e por mais clichÊ que isso soe, é a verdade: só assim ela podia ter esperança de alguma mudança.
Aliás, eu acho engraçado a sociedade que a gente vive. Dizer esse tipo de coisa é clichê. MAs volto a isso depois, ou em outro post.

"You only fail when you quit trying."
(Você só falha quando desiste de tentar.)
(Não sei bem de quem é a frase, mas achei uma referência a Jack Hyles.)
Ah, nesse ambito tem tb uma referencia a uma música do Superchick: "To fall is not to fail, you fail when you don't try" (Cair não é falhar, você falha ao não tentar).
Enfim, antes que eu me perca em frases similares, deixa eu voltar pro meu ponto:
Meu ponto é que eu desisto muito fácil. Se eu estou num LF de 300kcal e surto e como 500kcal, parece que o mundo acabou e que, afinal, já que jaquei devo comer 2000kcal duma vez. E não é bem assim.
A coisa é que, no fundo, eu não boto fé. Eu não acredito mesmo, que um dia eu consiga ter 40kg como eu quero. Mas eu continuo tentando. Aliás, "tentando", entre aspas mesmo, pq cada tombo resulta numa desistência, mais rápido do que você pode dizer "transtorno alimentar não especificado". Mas eu continuo subindo o morro, mesmo sem esperança de chegar no topo, porque se eu parar agora eu rolo morro abaixo.
Então por que é tão mais fácil desistir de uma vez? Pq, no fundo, eu espero que alguém pare esse trem pra mim (já que eu não sei como para-lo)?
 Vamos as palavras do grande Sábio Homer Simpson:

"You tried your best and failed miserably, the lesson is: "Never try"."
(Você tentou o seu melhor e falhou miseravelmente, a lição é: "Nunca tente".)

"I don't know, Marge. Trying is the first step toward failure."
(Sei lá, Marge. Tentar é o primeiro passo em direção ao fracasso.)


Essa é a verdade: Quando você tenta, você tem 50% de falhar. Sempre. O problema é que a gente sempre acha que esses 50% são 80, 90. Não são. No começo, pelo menos, de uma tentativa - a partir do momento em que você decide que precisa tomar uma atitude e resolve coloca-la em prática - a chance de falha e de acerto são exatamente iguais. O que determina uma desigualdade nessa porcentagem - para mais ou para menos de cada lado, grande ou pequena - é o esforço empregado na tentativa + a persistência em caso de falha. Por exemplo, se você começa o dia decidida a comer apenas 300kcal e acaba comendo 400kcal até a hora do almoço, sua chance de chegar ao objetivo final - emagrecer - caem pra, no máximo, 49%. Mas se vc pensa "whatever", e mete o foda-se, comendo tudo q vê pela frente para lamentar seu fracasso, porque acha que já não dá pra tentar seguir em frente, suas chances de atingir sua meta caem para 10%. Sim, eu acredito que persistência pesa mais que esforço. Porque enquanto você tenta, nem que seja um mínimo, existe chance de sucesso. Quando você desiste de tentar, não tem esforço empregado também, e portanto, se acabam as possibilidades de qualquer sucesso.
A não ser que você acredite que o Gênio da lâmpada vai aparecer e te tirar os quilos em segundos. Eu e a Ana Paula estavamos dizendo que afinal, era bem o que queríamos, mas esperar isso é o mesmo que parar de trabalhar para esperar ganhar na mega sena. Sem jogar, claro, jogar também é esforço empregado.
(Bem que eu queria esse Gênio. E ganhar na mega sena.)
Então, embora eu até acredite em milagres, o único caminho garantido pro sucesso é a falha. É a tentativa e erro. Aceite: Você vai falhar em algum momento. Todo mundo falha e são poucos os que acertam na primeira vez. A não ser que você tenha um TA faz duas semanas - ou não tem TA nenhum - em algum momento vc já jacou na dieta. Aliás, se vc não tem TA mas já fez dieta mais de uma vez, vc tb jacou. Falhar é inevitável. Se vc deixar isso te parar, então vc merece um troféu joinha e mais alguns quilos de gordura.
Sad but true.
Aliás, falando em milagres, se vc parar pra pensar, muitas vezes um milagre tb resulta de esforço - como aquelas pessoas que são soterradas em desabamentos e são encontradas vivas dias depois. Bebês recem-nascidos, por exemplo - você pode me dizer, "ah, mas um bebê não sabe o que quer! Como ele estaria se esforçando?" E eu tenho que dizer que ele sabe sim. Todo bebê encontrado sob escombros é encontrado berrando a plenos pulmões - pq a única coisa que ele sabe, mesmo que não saiba colocar em palavras ainda, é que quer viver. Pode chamar de instinto, mas o instinto nada mais é do que uma vontade primal e desesperada a que chamamos de necessidade. Nascida dessa necessidade, pode ser qualquer coisa - e se você quer tão desesperadamente, sua mente vai fazer seu corpo responder na mesma proporção. Se vc está embaixo de escombros, sua mente vai se recusar a deixar seu corpo perecer.
Pra algumas pessoas isso funciona melhor que pra outras, mas isso não tem a ver com força ou fraqueza. São respostas biológicas e psicológicas que variam. Por isso muitas vezes é tão dificil dizer não praquele pedaço de torta - porque te faz lembrar de alguém, o que causa uma carga emocional, porque seu corpo está debilitado pela fome e te faz desejar um doce (resposta física, já que o doce tem mais calorias e na hora da fome seu estômago reclama), ou simplesmente - e mais comumente, pelo menos pra mim - você tem uma resposta emocional porque sente que a comida pode te preencher de tudo aquilo que te falta na alma. Daí vem a compulsão.
A compulsão não é sua culpa. Mas a desistência é.
É fácil culpar fatores externos, ams a verdade é uma só: a partir do momento em que você diz "eu desisto", você está assumindo a responsabilidade pelo fracasso total. Se vc decide não comer, daí briga com o namorado e cai em compulsão, vc falhou. Mas nada te impede de tentar de novo - a não ser que vc tenha 38kg e uma ordem judicial te tirando o direito de decidir por si só o que comer. E ainda assim, vc pode lutar. A questão é que não importa quantas vezes você cai, mas quantas vezes você levanta pra tentar de novo.
Nada é tão ruim que não possa piorar. Se você perdeu só 100g, ótimo. Pare de pensar que poderia ter perdido 1kg. Pense que pelo menos perdeu algo. Se vc não perdeu nada, ótimo. Pelo menos você não ganhou nada. Se ganhou 1kg, ótimo também. Pelo menos não foram 2, 3 ou 10. Pare de ver o copo meio vazio. Veja que ele pelo menos está meio cheio.
Não estou dizendo pra se conformar. Aceite o fracasso. Vivemos numa sociedade em que falhar é feio, mas lembre o seguinte: o fracasso não pode te parar. O fracasso deve ser o motivo pra vc tentar de novo, com mais força, mais vontade, mais garra. Mesmo quando vc acha que não aguenta mais, vc aguenta sim. E é melhor morrer tentando do que viver seguro sem ter tentado.

No fim, esse post enorme é uma idéia só: Tentar e falhar é ok. Não tentar é o problema. E por tentativa e erro, uma hora a gente acerta. Mas nunca, jamais, deixe uma pedra no caminho virar uma montanha intransponível. A única pessoa que te impede de chegar onde você quer é você mesma. E mesmo que você não tenha o que quer, o que vai fazer a diferença no final é se você pelo menos tentou chegar lá.
********************
Se vc leu aqui:

Tô com 58.9kg. Melhor que ontem, aos 59.9kg.
Meus post its do Operation Beautiful tem sido vistos constantemente no lixo, mas hoje vi um na parede ao lado do elevador (ele tinha sido colocado no banheiro). E isso já me deixa feliz.
Agora que o ano começou "de verdade" vou ficar meio ausente aqui, e i'm sorry, mas vai ser mais dificil comentar nos blogs de vcs. Eu leio todos, mas não posso comentar no trabalho.
Anna Williams, apesar de não comentar tenho rezado muito pela sua filha, espero que ela esteja melhor.
Lola, eu leio todos os seus posts e me identifico terrivelmente, mas não sei oq passa q quando a gente se fala no msn eu sempre tenho q sair. Te adicionei no meu msn off, me aceita lá!

Bjs, flores!

4 comentários:

Anna Williams disse...

Muito obrigada:-)

Lola disse...

Obrigada querida
Depois eu lerei o post com calma (sim,eu sempre leio todos)
Mas agora tenho q ir trabalhar :/
hahahahhaha verdade,toda vez q vc ta on,logo sai !
;*

Roxy disse...

Princesa.!
Amei o seu post.
E devo confessar que estranhei toda essa positividade, mas adorei =)

Já estava com saudades de passar por aqui e fico feliz em ler esse tipo de coisas quando venho =)

Te adoro e fique bem.!




Kisses, Roxy. ♥

Bia - disse...

E devo confessar que estranhei toda essa positividade, mas adorei =) [2]

Não tenho muito o que falar :P
Só vim aqui pra marcar presença :B